O 'Life Rupis – Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro’ (LIFE14 NAT/PT/000855) é um projeto de conservação transfronteiriço, com a duração de 4 anos (2015 – 2019), cofinanciado através do programa LIFE da Comissão Europeia.

O projeto, que decorre em território português e espanhol, mais concretamente nas áreas protegidas do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda e dos Arribes del Duero, pretende implementar ações que visam reforçar as populações de britango e águia-perdigueira nesta região, através da redução da sua mortalidade e do aumento do seu sucesso reprodutor. O abutre-preto e o milhafre-real são espécies que também irão beneficiar das ações do projeto.


Os cinco britangos no mapa!
2017-11-20
Finalmente, os todos os cinco britangos equipados com emissores, no âmbito do Life Rupis, "deram sinais de vida".
Life Rupis: levantamento de casos de envenenamento estudados em 2017
2017-11-16
Em 2017 já há 6 casos suspeitos de envenenamento intencional na Zona do projecto Life Rupis, por vezes envolvendo vários animais.
Life Rupis: como trabalhamos as ações de apoio à pecuária
2017-11-13
A Palombar, parceira do projeto, está a implementar pequenas parcelas de demonstração com a instalação de sementeiras biodiversas ou pastagens permanentes para beneficiar o pastoreio de percurso.