Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2023
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Mapas dos Movimentos dos Britangos
imprimir

Mapas dos Movimentos dos Britangos
Mapas de movimentos dos britangos marcados no âmbito do projeto Life Rupis (emissores GSM)

O primeiro britango marcado no âmbito do projeto foi um macho, subadulto, batizado Rupis, como homenagem ao programa Life e ao nosso projeto. Foi capturado e marcado a 15 de julho de 2016. Foi a primeira vez que um britango do Douro Internacional foi marcado com um emissor. Esta marcação tem a finalidade de estudar locais de alimentação, rotas e padrões de migração.

A 28 de maio de 2017 foi marcado o 2º britango, uma fêmea recolhida muito debilitada e que depois de recuperar foi marcada e libertada. Foi batizada Poiares, em honra ao local onde foi resgatada.

Em junho de 2017 foram marcados mais dois britangos, um macho e uma fêmea, no campo de alimentação suplementar (CAAN) de Escalhão, gerido pela ATN. No mês seguinte atingimos a marca dos 5 britangos marcados, marcando mais um macho. Quase como uma celebração do 1º aniversário da marcação do birtango Rupis, na tarde de 19 de julho, uma equipa da VCF, Palombar e SPEA conseguiu marcar mais um britango no campo de alimentação suplementar de Bruçó.
Durante 10 dias, recebemos quase 200 participações na votação online dos nomes para os três britangos marcados no âmbito do projeto Life Rupis, em pleno Douro Internacional. De acordo com o resultado desta participação, o macho marcado no Escalhão foi batizado Douro; a fêmea marcada no Escalhão é a Faia; enquanto o macho marcado no CAAN de Bruçó homenageia o local (Bruçó).

No início de agosto de 2019, foram marcados mais dois britangos juvenis, ainda nos ninhos. Infelizmente, um deles, que havia sido marcado perto de Sendim, foi encontrado morto algumas semanas mais tarde. O outro, que foi marcado em Bemposta, foi batizado de Arribas depois de uma votação no Facebook.

Em 2020, marcámos o Fangueiro, que tinha sido encontrado muito debilitado por um fotógrafo de natureza, e que foi devolvido à natureza depois de ter sido reabilitado num centro de recuperação.

O seguimento dos britangos é uma das ações do projeto Life Rupis. Melhor conhecimento, melhor conservação.


Britango Rupis




Britango Poiares





Britango Douro



Britango Faia



Britango Bruçó




Arribas




Fangueiro





voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com