Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Projeto Life Rupis devolve 4 tartaranhões-caçadores à natureza


No passado dia 15 de julho decorreu em Bemposta, na área do Parque Natural do Douro Internacional, uma ação em que foram devolvidos à natureza 4 juvenis de tartaranhão-caçador (Circus pygargus) recolhidos por populares, durante a ceifa, numa propriedade local.

Depois de recolhidos por uma brigada do SEPNA foram para recuperação nas instalações do CERVAS onde se desenvolveram da melhor forma.


Numa ação conjunta do CERVAS, Palombar, Parque Natural do Douro internacional e SPEA, realizada no âmbito do Life Rupis, estas aves voltaram à zona onde nasceram e esperamos que consigam prosperar nos próximos anos.


Apesar de não ser uma espécie que ocorre nas zonas das Arribas do Douro e não ser uma das espécies prioritárias do projeto, esta espécie tem um papel importante nos ecossistemas do Douro e a sua situação é sempre vulnerável à utilização humana do território. O seu papel no controlo de espécies prejudiciais como os ratos, é um exemplo de como uma espécie selvagem pode ter também um impacto positivo no dia-a-dia das pessoas, e neste caso de quem vive da agricultura. Durante a sua permanência no centro do CERVAS estes 4 juvenis alimentaram-se de cerca de 600 ratinhos.

 

A Carla, a Dalila, o Lamoso e o Medronho (como foram batizados), voltam agora a fazer parte de território de características ímpares das Arribas do Douro.


Foto: Miguel Nóvoa



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com