Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Setembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
4
5
6
7
8
11
12
13
14
18
19
20
21
22
24
25
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Projeto Life Rupis: mais de 850 visitantes no festival ObservArribas


Miranda do Douro recebeu visitantes de todo o país, desde o Porto a Faro, e também de Espanha, para participar na 1ª edição do ObservArribas. A vontade de observar aves, aprender mais sobre a cultura mirandesa e de partilhar experiências na área do turismo, da biodiversidade e da conservação da natureza, falou mais alto do que o calor e a interioridade de Miranda do Douro.



Foram 3 dias de atividades para todas as idades. O projeto Life Rupis recebeu mais de 250 crianças no “Espaço Criança” que agora já reconhecem o britango sem dificuldades.
Um total de mais de 250 observadores de aves participaram nas atividades organizadas por 25 entidades diferentes, e avistaram 93 espécies de aves, e muitas outras espécies da fauna e da flora.
No Pavilhão Multiusos estiveram 35 expositores. Houve oportunidade de aprender danças mistas mirandesas, participar em oficinas de aves de Portugal com o CERVAS e de matar saudades do Benny, “cão-estrela” da equipa cinotécnica SEPNA/GNR para a deteção de venenos no terreno.
Já o auditório municipal recebeu ciclos de conversas que tocaram assuntos tão vastos quanto turismo, fotografia de natureza, valorização dos recursos locais, educação ambiental e conservação das espécies que ocorrem nas Arribas do Douro.
Já o jantar do festival contou com mais de 60 participantes num momento de confraternização entre os visitantes e a organização e contou com uma surpresa, a apresentação da nova cerveja 40º, uma cerveja artesanal local, da zona do Douro Internacional, cuja parte das vendas da edição especial “Life Rupis” reverterá para apoio do projeto.


Joaquim Teodósio, coordenador do projeto Life Rupis, co-organizador do festival, aproveita o momento para fazer um balanço: “Esta primeira edição do ObservArribas foi um excelente exemplo de como uma conservação sustentável das espécies selvagens tem de ser integrada com o desenvolvimento local, que ao beneficiar dos valores naturais existentes estará também na linha da frente para a sua preservação. Seja para o turismo, a cultura ou a agricultura, a natureza em bom estado é essencial. A apresentação de uma cerveja artesanal do território do Douro que apoia a conservação das aves e os valores assumidos pelos parceiros envolvidos é um exemplo de como se pode integrar a natureza e os produtos regionais locais.


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com